Confiante pela vitória sobre o Real Madrid, na semifinal da Copa dos Campeões, o Barcelona viajou para enfrentar a Real Sociedad e foi surpreendido pelos donos da casa, que venceram o embate de virada por 2 a 1, com gols de Ifrán e Pietro, após Thiago Alcântara abrir o placar para os catalães.
Com o resultado negativo, o Barça despediçou a chance de ampliar sua vantagem sobre o rival merengue - também derrotado neste sábado pelo Zaragoza, por 3 a 2 - mantendo seus oito pontos de diferença ao somar 88 na tabela. Já os donos da casa conseguiram subir na classificação, garantindo o 11º lugar com 41 pontos conquistados.
Entrando em campo com uma equipe mista, o Barça abriu o placar do jogo aos 28 minutos, com Thiago Alcântara tocando com categoria na saída do goleiro adversário. Superior em campo, o time catalão manteve o ritmo de jogo e encerrou a etapa inicial à frente no marcador.
No retorno para o segundo tempo, a Real Sociedad provou ter se reorganizado nos vestiários e equilibrou o embate, chegando ao empate na marca dos 25 minutos. Em seu primeiro lance após substituir Tamudo, Ifrán recebeu uma bela bola, cara a cara com Pinto e finalizou com categoria para fazer 1 a 1.
Impulsionados pela torcida, os anfitriões passaram a pressionar o Barça e, após Mascherano cometer pênalti aos 36 minutos, Pietro bateu com força no canto de Pinto para virar o placar para 2 a 1 e decretar a vitória dos donos da casa diante do atual líder do Espanhol.